sexta-feira, 20 de junho de 2008

A horta orgânica da D. Alice


A D.Isabel, avó do nosso Alexandre, convidou-nos para ir visitar uma pequena horta orgânica feita pela D. Alice, amiga e vizinha dela.
As plantas são semeadas e plantadas em garrafões com Composto Orgânico.
O que é um composto orgânico?
Um produto orgânico significa que foi produzido sem o uso de agro- tóxicos e de produtos químicos
Qual a diferença entre produção orgânica e convencional?
A agricultura convencional
prioriza a quantidade produzida, em detrimento da qualidade.
Para alcançar maior produtividade, aplica-se quantidades enormes de produtos químicos e tóxicos, em grandes monoculturas.
A agricultura orgânica
prioriza a qualidade, promovendo a saúde da terra e, consequentemente, do ser humano que produz e consome os produtos.
A agricultura convencional
Usa-se insecticidas para matar os insectos, fungicida para combater fungos, herbicidas para acabar com o mato e adubos químicos para forçar uma produção maior da terra.
Ou seja, acaba-se com a diversidade da vida e da Natureza e, como consequência, o solo empobrece e obtêm-se alimentos com agro-tóxicos e com menos vitalidade.
A agricultura orgânica
Usa-se técnicas naturais de combate às pragas, técnicas manuais de combate ao mato e adubo orgânico (sem processamento químico).
Usa-se a biodiversidade natural a favor da produção agrícola, deixando que a própria Natureza trabalhe junto com o ser humano. Como consequência obtêm-se alimentos saudáveis, com mais vitalidade e mantêm-se a saúde do solo.
Por serem produzidos sem o uso de adubos químicos e agro-tóxicos, os orgânicos preservam as qualidades nutricionais dos alimentos, trazendo ao ser humano a riqueza, o equilíbrio e a saúde da Natureza.
Pesquisas feitas apontaram que há muitos casos de melhoria da saúde. Os casos principais são de maior resistência a resfriados e outras doenças, menor incidência de alergias e melhoria no sistema digestivo em geral.
Com relação ao meio ambiente, os benefícios também são grandes.

Pássaros e animais são preservados por não comerem sementes tratadas com agrotóxicos e não há matança de peixes através da contaminação da água.
Fomos muito bem recebidas por estas duas SENHORAS que, além de disporem do seu tempo para nos receberem, ainda deram um saco com guloseimas às crianças e um chocolate a cada adulto.
Ficamos muito agradecidos à D. Alice e à D. isabel por nos terem recebido com tanto carinho
( 2º e 3º ano da EB1 Branca)

2 comentários:

PERFECT GUY! disse...

Acho muito bem! fazer reciclagem... pode-se aproveitar muita coisa! =) quanto menos productos forem para os aterros MELHOR!!!! senão algum dia ficamos enterrados no lixo! :)
Os Productos assim cultivados são mais saborosos e fazem melhor á nossa saúde! Parabéns pela Ideia! Haviam de existir mais pessoas com a mesma ideia!
Até a propria Câmera podia aproveitar melhor os Jardins, que por vezes estão muito mal aproveitados...

Escolinha dos Lápis disse...

Olá perfect guy!
Obrigada pelo seu comentário e concordamos plenamente.