sexta-feira, 26 de setembro de 2008

OS NOSSOS TEXTOS do 1º Período

Episódios mais significativos do período de férias

Em finais de Agosto estive na Pesqueira. É uma vila situada no Norte do País e pertence ao distrito de Viseu.
Houve nessa altura uma festa anual, com tourada, feira medieval e o festival da canção do Douro.Também fui com o meu avô regar as hortas.
Na segunda semana de Setembro fui com os meus pais pela primeira vez ao Algarve. Estivemos na praia do Alvor. Gostei muito desta praia porque tinha rochedos muito grandes e, quando estava maré baixa, eu podia ver outras praias junto aos rochedos.
Alexandre 3º ano sala 5

Texto acerca dos malefícios do
tabaco, do álcool e de outras drogas

As pessoas tomam drogas de duas maneiras :
bem, para tratar doenças ;
mal ,porque ficam dependentes e tomam quantidades exageradas .
É deste segundo caso que vou falar .
Neste caso os efeitos nas pessoas são maus:
-problemas no coração;
-problemas nos pulmões, no caso do tabaco;
-problemas psicológicos, depressões e cancro...
As atitudes a ter perante as drogas começam desde pequeninos, os pais, os professores devem explicar-nos estes problemas e serem bons exemplos pois, o mais importante, é o que se faz e não que se diz.
Em Portugal existem várias maneiras de pedir ajuda quando se está dependente de uma droga, como por exemplo os seviços de aconselhamento e apoio que são números de telefone para os quais se liga para obter ajuda:
Alcoólicos Anónimos 217162969
Linha verde 0800618080
Drogas 800202013
Associação Portuguesa de Narcóticos Anónimos 808208888
Deixar de fumar 24800242424
José Nuno 3º ano sala 5

Brincando à palavra puxa palavra
Levantei-me, vim para a escola,
escola,local onde aprendemos,
aprendemos,brincamos e conhecemos,
conhecemos pessoas e novos amigos,
amigos com quem vamos brincar e estudar,
estudar para sermos alguém no futuro,
futuro que nós ajudamos a contruir.
Beatriz Pereira 3º ano sala 5

Histórias de famílias

A minha mãe nasceu em Angola e veio com quatro anos para Portugal com a minha avó que também é angolana e, agora vivem em Leiria.

O meu avô materno nasceu em Vila Real e cresceu em Angola onde conheceu a minha avó.

Os meus avós paternos nasceram no distrito da Guarda e mais tarde foram morar para Lisboa, onde nasceu o meu pai e, onde eu nasci, também.

Jorge Rafael

O meu avô materno, Francisco nasceu no Barreiro, onde viveu e estudou.

A minha avó materna, Dília, nasceu em Almada mas, viveu em muitos locais porque o pai dela trabalhou pelo país todo. Hoje vive, também, no Barreiro.

Os meus avós paternos também vivem no Barreiro mas, o meu avô nasceu em Celorico da Beira e a minha avó em Fronteira onde nasceu o meu pai. Mais tarde foram para o Barreiro e, foi lá, que o meu pai cresceu, estudou e conheceu a minha mãe que é natural da Moita.

Eles casaram e foram viver para a Moita. Passados cinco anos vieram viver para Leiria e, foi aqui eu nasci.

Tomás

A Minha Escola Branca
Eu gosto muito da minha escola.
A minha escola é branca, espaçosa e bem localizada. Tem cinco salas, uma biblioteca, um refeitório, um parque infantil e uma zona de recreio. Em frente à escola há uma zona para jardim só que não há jardim.
Apesar de eu achar que muita coisa poderia ser melhorada, eu sinto-me lá muito bem.
Francisco
A escola é um lugar de aprender e fazer amigos.
Eu ando na E B1 Branca. Ela é branca, amarela e castanha tem tamanho médio e tem forma rectangular. Por dentro tem cinco salas, uma biblioteca onde gosto muito de ir, um refeitório, uma sala para as Auxiliares e um gabinete. Na parte de fora, há um recreio grande com um parque, várias árvores e um telheiro.
Para mim a escola é muito importante porque nos ajuda a aprender coisas novas.
Inês

Sem comentários: