terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Dia de reis no Lar de S. Francisco

Os católicos comemoram no dia 6 de Janeiro o Dia de Reis. Segundo a tradição, há 2009 anos, Jesus Cristo recebeu a visita dos três reis magos: Belchior, Gaspar e Baltazar. Muita gente aproveita a data para cantar as Janeiras, comer bolo-rei e desmontar a decoração natalícia.

A Escolinha dos Lápis comemorou o “Dia dos Reis” junto dos idosos do Lar de S. Francisco.
Com esta iniciativa a Escola pretendeu reanimar tradições, favorecer o intercâmbio interinstitucional e proporcionar momentos de convívio e de lazer.
Quando, hoje chegamos ao Lar de S. Francisco tínhamos os idosos muito sentadinhos, na sala de espectáculos, à nossa espera. Fomos recebidos pela Animadora que nos deu as Boas Vindas e nos disse que tinha muito gosto na nossa presença e que era muito importante este intercâmbio geracional pois se, para os mais idosos, são instantes de recordação, para os mais novos são momentos de grande aprendizagem porque, tomam contacto com uma realidade social para a qual eles muitas vezes, no dia a dia, não são despertos.
O momento com maior significado, neste contacto, foi quando algumas crianças, por iniciativa própria, tiraram da sua cabeça a coroa que tinham feito e decorado (com muito empenho e carinho), na sala de aula, e as colocaram na cabeça de alguns idosos, oferecendo-lhas, sendo este gesto seguido pelo resto da turma.
Foram momentos inesquecíveis que, hoje, a Escolinha dos Lápis partilhou e que de certeza muitas das crianças não vão esquecer.
Felicidade, alegria e carinho são sentimentos e gestos que foram vistos e sentidos nesta terça-feira, 06 de Janeiro, no Lar de S. Francisco.
Prof. Augusta Correia


Sem comentários: