domingo, 18 de janeiro de 2009

Memorização da TABUADA


Carlos Maza Gómez, especialista em didáctica da Matemática da Universidade de Sevilha, na Espanha, descreveu no seu livro Multiplicar yDividir (ainda sem tradução para o português) três maneiras de ensinar a memorizar a tabuada:

Repetir em voz alta as diversas tabelas quantas vezes forem necessário.

Observar a lei de formação de cada uma (na tabuada do 2, os resultados variam de 2 em 2; na do 3,de 3 em 3 e assim por diante).

Construir as sequências usando estratégias formais, que utilizem as propriedades da multiplicação. As duas primeiras baseiam-se na repetição e na prática. Porém a segunda é mais interessante por considerar a estratégia aditiva para chegar a um resultado depois de conhecer outro. Essa maneira de decorar é fundamentada num dos conceitos da multiplicação: o das somas sucessivas. Já a terceira vai levar a criança a usar a propriedade comutativa (3 x 8 = 8 x 3), a formação de duplos (4 x 7 é o dobro de 2 x 7) ou a utilização de metades (5 x 6 é metade de 10 x 6). De acordo com o autor, essa versão coloca ênfase na dedução, ou seja, permite chegar a resultados partindo de outros mais básicos.

www.novaescola.org.br
Então, AMIGUINHOS, vamos tentar?
Há um DIPLOMA à vossa espera!
Deixo aqui um LINK, para que possam divertir-se, com jogos sobre a tabuada.
http://web.educom.pt/escolovar/mat_tabuada1.htm

Sem comentários: