quinta-feira, 19 de março de 2009

Dia da poesia com Zaida Paiva Nunes


O dia da poesia é em 21 de Março mas, a EB1 Branca antecipou-se e comemorou- a hoje no DIA DO PAI.
Tivemos a presença da poetisa Zaida Paiva Nunes.

Os alunos do 3º ano fizeram uma entrevista a esta ilustre leiriense, que dispôs do seu precioso tempo, para assim dividir connosco esta data e, também, o gosto pela poesia.

Desde já os nossos agradecimentos por trazer até nós os seus livros.

Quem é Zaida Nunes?

Aluno - Quando e porquê começou a escrever?
Z. N. - Eu já nasci com vontade de ler e escrever. Lembro-me que quando entrei para a escola fiz um exame e passei logo para a 2ª classe. Foi uma tia minha que me ensinou.
Aluno - Qual ou quais os escritores que mais a influenciaram?
Z. N. - Tantos!Presentemente, gosto mais de ler livros de autores portugueses porque acho a nossa língua muito bonita.
Aluno - Onde vai buscar inspiração para os seus poemas?
Z. N. - Vou buscar inspiração a todo o lado, porque a poesia existe à nossa volta. Se olharmos com os olhos do coração até numa pedra podemos encontrar poesia.
Aluno - Os seus netos contribuíram, de alguma forma, na escrita dos seus livros?
Z. N. - Muito. Eles foram muitas vezes a minha inspiração, mesmo antes de nascerem.
Aluno - Qual o tipo de texto que gosta mais de escrever?
Z. N.- Poesia, claro!
Aluno - Dos três livros que editou "Pedaços de Mim", "Talvez" e "Suave Trilogia", de qual gostou mais de escrever?
Z. N.- De todos. Se lerem o primeiro poema de "Suave Trilogia" Poderão ficar a saber tudo sobre mim.
Eu (Suave Trilogia)
Minhas senhoras e meus senhores
Permitam-me que me apresente.
Sou de Leiria
Minha terra bem-amada
Terra de encantos tais
Com seu rio, seu castelo,
Olivedos e pinhais.
Berço de tantos poetas
Que, rendidos a seus encantos,
Dela fizeram a Musa
De seus poemas e cantos.
Aqui vivi minha infância
Aqui cresci e estudei
Aqui conheci aquele
Com quem um dia casei.
Aqui nasceram meus filhos
Aqui nasceram meus netos.
Sou baixinha, sou gordinha,
Gosto muito de falar.
Respingona, refilona,
Por vezes também chorona.
Adoro presentes dar
E também de os receber.
Açorda de alho e ovos é uma detestação
Mas umas trouxinhas de ovos são a minha tentação.
Gosto de flores, de animais,
De férias com a família,
De ler revistas, jornais.
Adoro livros
Cheirá-los
Mexer-lhes
Lê-los
Adoro livros e ler
Gosto também de escrever.
O meu nome?
Bem, meus senhores,
Uma ajuda vos vou dar:
Com um Z começa ele
Com um A vai acabar.
Comentário de Zaida Paiva Nunes:
Queridos amiguinhos da EB1 Branca
Adorei estar convosco! Foi o que se chama um dia em cheio: rodeada de tantas meninas e meninos simpáticos, de senhoras professoras exemplares e a falar de poesia!
Muito obrigada a todos por este dia. Gostaram? Eu adorei!
Um grande beijinho para todos os meninos e meninas.
Os meus sinceros agradecimentos às senhoras professoras que tão simpática e delicadamente me receberam
E que lindo ramo de flores! Verdadeiro poema em verde e vermelho!... Zaida Nunes
No fim do encontro Zaida Paiva Nunes ofereceu à turma do 3º ano o seu autógrafo. Este irá ser guardado, com muita consideração, numa moldura que ficará exposta na sala de aula.




Um beijinho grande dos alunos do 3º ano da EB1 Branca


3 comentários:

aavozaida disse...

Queridos amiguinhos da EB1 Branca
Adorei estar convosco! Foi o que se chama um dia em cheio: rodeada de tantas meninas e meninos simpáticos, de senhoras professoras exemplares e a falar de poesia!
Muito obrigada a todos por este dia. Gostaram? Eu adorei!
Um grande beijinho para todos os meninos e meninas.
Os meus sinceros agradecimentos às senhoras professoras que tão simpática e delicadamente me receberam.
E que lindo ramo de flores! Verdadeiro poema em verde e vermelho!...
Zaida Paiva Nunes

aavozaida disse...

Queridos amiguinhos da EB1 Branca
Adorei estar convosco! Foi o que se chama um dia em cheio: rodeada de tantas meninas e meninos simpáticos, de senhoras professoras exemplares e a falar de poesia!
Muito obrigada a todos por este dia. Gostaram? Eu adorei!
Um grande beijinho para todos os meninos e meninas.
Os meus sinceros agradecimentos às senhoras professoras que tão simpática e delicadamente me receberam.
E que lindo ramo de flores! Verdadeiro poema em verde e vermelho!...
Zaida Paiva Nunes

ps: não sei se não ficará repetido.

Escolinha dos Lápis disse...

Obrigada D. Zaida
Foi com muito gosto e admiração que a conheci e, depois, de ler a sua poesia fiquei com muita afeição pela Senhora.
Também eu sou do signo gémeos, sou gordinha e baixinha, refilona e também muito chorona e, para mal dos meus pecados, gosto muito de trouxas de ovos. Adoro a minha família e acho que vou ser uma avó babada quando tiver netos.
Um bem haja.
Um beijinho dos Amiguinhos e da Augusta