sexta-feira, 13 de março de 2009

Encontro com João Pedro Mésseder

Hoje, dia 13 de Março, estiveram no auditório do IP Leiria para um encontro com José António Gomes " João Pedro Mésseder" alguns alunos e professores do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas D. Dinis.
Este encontro foi organizado pelas Bibliotecas Escolares deste Agrupamento no âmbito da Semana da Leitura 2009.

Apresentação
Trabalhos desenvolvidos pelas turmas:
Entrevista ( 3º ano, EB1 Branca) "Escolinha dos Lápis"
10 bruxas (2º ano, EB1 Barosa)
O aquário (3º ano, EB Arrabalde)
A tabuada do 10 (3º ano, EB1 Amarela)
Poesia (4º ano, EB1 Branca)
A couve, as calças e o burro (4º ano EB1 Amarela)
NOTA BIOGRÁFICA

José António Gomes nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1956. É professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, leccionando disciplinas de Literatura Portuguesa, Literatura para a Infância e Introdução aos Estudos Literários.
Doutorado em Literatura Portuguesa do século XX pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Literatura e Cultura Portuguesas pela mesma universidade e Licenciado em Filologia Germânica pela Universidade do Porto, fundou e dirige a revista Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude, foi colaborador permanente do Expresso, da revista galega Fadamorgana e tem artigos dispersos em diversas publicações nacionais e estrangeiras (Colóquio/Letras, Vértice, Revista Internacional de Língua Portuguesa, Malasartes, JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, suplemento «Das Artes das Letras» de O Primeiro de Janeiro, Bookbird, European Bookseller, Peonza, Bulletin de la Societé Toulousaine d’Études Classiques, CLIJ – Cuadernos de Literatura Infantil y Juvenil, etc.). Além de antologias por si organizadas, editou obras nos domínios da história e da crítica literárias.
Membro do Conselho Consultivo da Universidade Popular do Porto, foi presidente da direcção da Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ – Secção Portuguesa do IBBY), é membro suplente da direcção da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto e membro da Associação Portuguesa dos Críticos Literários. Pertence à rede de investigação LIJMI (Rede Temática de Literatura Infantil e Juvenil do Marco Ibérico).
No
Porto, assumiu, por diversas vezes, as funções de porta-voz do Movimento Pela Paz (MPP).

No fim do encontro João Pedro Mésseder ofereceu à turma do 3º ano o seu autógrafo. Este irá ser guardado, com muita consideração, numa moldura que ficará exposta na sala de aula.


Entrevista a João Pedro Mésseder

Aluno – Porque escolheu o pseudónimo de João Pedro Mésseder?

JPM – Eu não gostava muito do meu nome próprio e, como tal, escolhi outro. Adoptei Mésseder porque é um nome de família de que eu gosto muito, embora não fizesse parte do meu. Escolhi João porque era o nome de dois dos meus melhores amigos.

Aluno – O que o levou a escrever poesia para crianças?

JPM – Foi o meu carinho pelas crianças e o gostar de brincar com as palavras. Comecei a escrever aos 13 anos. Nessa altura, refugiava-me no sótão da minha casa onde retirava ideias dos livros que lá encontrava e, assim, surgiram os meus primeiros textos.

Aluno – Os seus filhos tiveram alguma influência na escrita dos seus livros?

JPM – Não. Só houve uma vez em que a minha filha mais velha participou num jogo de palavras para me ajudar na elaboração das rimas de um poema.

Aluno – No livro “ O Tesouro do Teatro” a participação dos alunos do colégio Nossa Senhora de Lurdes foi muito importante? E, porquê?

JPM – Sim. Porque foram eles com a sua imaginação que me deram muitas das ideias para a elaboração dos textos. Eu limitei-me, muitas vezes a corrigir e a reescrever os textos que me eram enviados através de correio electrónico.

Aluno – Já não edita nenhum livro desde 2007. Gostaríamos de saber quando sairá o próximo livro.

JPM – Não é verdade. O último livro que editei foi em 2008, e penso editar mais dois livros ainda este ano.

Os alunos do 3º ano, da EB1 Branca agradecem, a João Pedro Mésseder, a colaboração dada.

3 comentários:

Professora Georgina Pinto disse...

Olá amiguinhos e senhora professora!
Acabo de conhecer o vosso blog e gostei muito.
Posso juntar-vos aos nossos blogs 5 estrelas?
Visitem o nosso blog asletrinhasdogil.
Beijos
Georgina Pinto e As Letrinhas do Gil

Escolinha dos Lápis disse...

Obrigada pelo seu comentário.
Gostaríamos muito de pertencer aos blogs 5 estrelas.
É sempre muito agradável que apreciem o nosso trabalho.
Augusta Correia e Amiguinhos

Anabela Santos disse...

Olá
Que entrevista tão interessante!
Deve ter sido uma experiência fascinante.
Estão todos de parabéns.
Continuem a trabalhar que nós vamos passando para ver as novidades.
Beijinhos
Prof. Anabela
http://blogandonaescola1.blogspot.com