sábado, 30 de outubro de 2010

O dia do Bolinho, na nossa Escola!

No dia 1 de Novembro comemora-se o dia de " Todos os Santos". Este dia surgiu porque no ano não existem dias suficientes para comemorar todos os santos que existem.
Neste dia logo pela manhã juntam-se grupos de crianças que vão batendo de porta em porta pedindo às pessoas que lhes dêem os "santinhos" ou o “bolinho”. As crianças levam nas mãos uma bolsa de pano e quando fazem o pedido às pessoas, elas dão o que querem ou podem, como por exemplo: dinheiro, maçãs, castanhas, rebuçados, nozes, bolos, chocolates etc.
Antigamente todas as pessoas iam pedir os "santinhos" porque havia muita miséria e estas pediam por necessidade. Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e quando chegavam os pedintes, eles entravam e comiam à vontade e de saída ainda lhes davam alguma coisa.
Hoje já só se pedem os "santinhos" ou “o bolinho” para não se perder a tradição.
É costume neste dia as pessoas confeccionarem “o bolinho” para comerem e darem.
Também é neste dia que as pessoas vão ao cemitério arranjar as sepulturas dos seus entes queridos que já faleceram, com flores, que por tradição nesta altura do ano são crisântemos.

            Para comemorar este dia e ficarmos a saber porque é que ele existe, fizemos vários trabalhos na nossa escola.
Ouvimos uma história sobre a sua origem e alguns meninos contaram o que costumavam fazer neste dia.
         Quinta-feira fizemos os bolinhos. Para os podermos confeccionar, trouxemos de casa 1 ovo ou, uma batata ou, um limão, frutos secos, açúcar e farinha. A massa foi feita por algumas mães, pela D. Deolinda (Assistente Operacional da nossa escola) e pelas Professoras. Depois da massa estar levedada fomos à cozinha e cada menino tendeu 1bolinho.
Enquanto os bolinhos estiveram a cozer, preparámos na nossa sala um saco para os poder levar para casa. Para o decorar recortámos imagens relacionadas com o “bolinho” e com esta época do ano. Recortámos também a receita dos bolinhos que fizemos e colámo-la num saco de papel. Para o podermos fechar  utilizámos elástico e ráfia.
Com a ajuda das professoras colocámos os bolinhos quentinhos e com um cheirinho muito bom, dentro dos sacos.
No final da tarde de Sexta-feira, dia 28, reunimo-nos todos no refeitório e partilhámos um lanche com os bolinhos que fizemos e algumas frutas que a Câmara Municipal nos ofereceu.
Neste dia tivemos também a prestimosa ajuda do CAE que nos ajudou na realização das variadas tarefas que foram realizadas.
         Felizes, fomos para casa, desertos por partilhar os bolinhos com os nossos familiares e para nos prepararmos para comemorar o “bolinho” na Segunda-feira.










Sem comentários: